sábado, 13 de outubro de 2012

Madrinha Mercedes e os pratos azuis



13 de outubro - nascimento e falecimento da madrinha Mercedes.
Nascida em 1913, faleceu em 1991, 2 anos antes de fazer 80 anos

Hoje acordei pensando nela, deu saudade!

Quando ela morava na Rua Rio Grande, na Vila Mariana, numa casa muito gostosa, que hoje nem existe mais, adorava ir lá e admirar as paredes da sala de jantar, lotadas de pratos azuis....

A coleção dela me inspirou a ter a minha, ainda tão incipiente, mas com o mesmo objetivo: ter apenas e tão somente pratos azuis na parede. O espaço que tenho não é tão grande quanto o dela, mas a vontade é certamente a mesma!

Meu pai quando ia lá brincava: dona Mercedes, qualquer dia trago uma espingardinha de chumbo pra brincar aqui nas suas paredes......

Ela era descendente de portugueses e na sua casa sempre cabia mais um! Com ela morava a irmã Marina, que nunca foi casada, e por algum tempo a irmã Lurdes, viuva.

Bem baixinha, era casada com Nereu, um homem muito alto, que com problemas de surdez usava um aparelho. Papai dizia: como o sr aguenta essa conversa toda de tantas mulheres? e ele sabiamente ria e dizia: simplesmente desligo meu aparelho e não ouço nada!!! rsrs  elas que se entendam!!

Depois da morte de meu padrinho, ela foi morar numa apartamento na Alameda Jaú, nos Jardins, bem pertinho do tunel da 9 de julho. De vez em quando eu ia lá e namorava aquela coleção de pratos. E lhe dizia: não esqueça de reservar um pratinho pra mim dessa sua coleção!!


15/outubro - meu batizado na Igreja de São Francisco

Infelizmente ela se foi e meu pratinho também. Sua filha, que talvez nem soubesse desse meu desejo vendeu tudinho algum tempo depois quando desmanchou o apartamento. Para ela a coleção provavelmente não significava nada!


alguns dos meus pratinhos azuis



Eu já tinha escrito um post bem parecido com este aqui, mas hoje escrevi porque me lembrei muito dela nesse 13 de outubro! sorry!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário